ENSINO FUNDAMENTAL I

fundamental

5

NOSSO TRABALHO COM O ENSINO FUNDAMENTAL I

O Ensino Fundamental I, outra etapa importante do aprendizado, tem como pilares de seu processo educacional o desenvolvimento de uma visão integrada de mundo e uma aprendizagem significativa. É válido, portanto, como objetivo educacional, transmitir uma visão integrada de toda a realidade, de modo a levar o educando a compreender que tudo na criação de Deus possui uma função específica, em uma reação ordenada de causa e consequência, o que abrange as leis naturais em todas as suas expressões. Além disso, por meio de atividades diferenciadas, projetos diversos e uso de novas tecnologias, pretende-se direcionar e conduzir o aluno ao letramento, levando-o a utilizar a leitura e a escrita como ferramentas para o seu desenvolvimento sociocultural e estabelecer condições para que relacione os conteúdos aprendidos com a própria realidade, tornando assim a aprendizagem significativa. Com base no desenvolvimento das habilidades integrais do aluno, na responsabilidade, na formação de valores e de uma consciência crítica, propõe-se despertar no aluno o compromisso de um modo de viver cristão, formando um indivíduo capaz de servir a Deus, ao próximo e à sociedade.


MATERIAL DIDÁTICO: Coleção Crescer em Sabedoria

A Coleção Crescer em Sabedoria é fruto do esforço de uma equipe de educadores para oferecer às escolas um material didático de excelência. Seu principal objetivo é proporcionar ao aluno oportunidades de aprender fatos e conceitos, trabalhar habilidades motoras e de pensamento, bem como desenvolver valores cristãos e bíblicos. As disciplinas contempladas apresentam propostas concretas para cada um dos anos letivos para atingir os objetivos que a Coleção se propõe. Os livros de Língua Portuguesa estimulam o aluno a desenvolver o gosto pela leitura, pela produção escrita e pela aprendizagem sistemática de gramática e da ortografia. As interpretações de texto e as atividades de criação de texto estão sempre vinculadas a uma reflexão filosófica e valorativa. Os livros de Matemáticaajudam o aluno a desenvolver o raciocínio lógico, a construir o entendimento de conceitos específicos e aplicá-los em atividades de fixação e a desenvolver habilidades de resolução de problemas, estando estas atividades vinculadas também a uma reflexão valorativa e filosófica. Os livros de Geografia e História têm como objetivo auxiliar o aluno a identificar as características de sua comunidade, estabelecer relações entre esta e outras comunidades, assim como também com outros tempos históricos e espaços físicos, iniciando assim o desenvolvimento de sua identidade social. Desse modo, ele ordenará fatos históricos no tempo e no espaço e reconhecerá mudanças e permanências nas diversas organizações humanas, se conscientizará de sua participação na História e de sua missão de cuidar do planeta, assim como de sua identidade cidadã e de sua responsabilidade para com o semelhante. Os livros de Ciências têm por fim manter e aprofundar a curiosidade natural do aluno, assim como promover o trabalho com as habilidades de observação, classificação, levantamento de hipóteses e comunicação de resultados. O trabalho é realizado induzindo o aluno à construção do entendimento dos conceitos em atividades de experimentação e fixação e ao desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas do cotidiano. Em cada unidade, permeada por uma visão inter e transdisciplinar, os alunos poderão perceber e estabelecer um diálogo entre as diferentes áreas da ciência através de atividades sérias, porém leves e lúdicas. Enxergar o mundo, a ciência e as relações entre os homens sob a óptica de Deus, o Criador, é o desafio e o grande privilégio de trabalhar com a Coleção.


MATERIAL DIDÁTICO

Conheça um pouco mais do material utilizado na Educação Infantil clicando nos links abaixo

1º ANO

2º ANO

3º ANO

4º ANO

5º ANO